10 maneiras de lidar com pessoas negativas ou difíceis

Caso você tenha amigos ou colegas negativos, você sabe que eles não são as pessoas mais agradáveis para se estar ao redor. Pessoas negativas podem ser infortúnios reais em qualquer conversa. Não importa o que você diz, eles têm uma maneira de levar coisas para um lado negativo. Algumas pessoas podem ser tão negativas que dá para sentir drenagem de energia apenas estando ao seu redor. Ao invés de ser afetado pela energia negativa dos outros, você deve ser capaz de lidar conscientemente com ela.

Veja abaixo 10 dicas para lidar com pessoas negativas em sua vida:

 

  1. Não entre em discussão
    Uma das coisas mais importantes é não debater com uma pessoa negativa. A pessoa negativa provavelmente tem opiniões muito firmes e não vai mudar apenas por causa do que você disse. O que você disser, ela vai encontrar 10 diferentes razões para ser contra seu ponto de vista. A discussão só vai gerar mais negatividade, e você acaba se afundando no processo. Você pode fazer comentários construtivos, e se a pessoa rebater, não se envolva mais.

 

  1. Crie uma empatia com elas
    Você já se sentiu incomodado com alguma coisa, e daí alguém disse para você “relaxar”? Isso deve ter sido pior, não é? Pessoas negativas beneficiam-se mais com um ouvido compreensivo do que sugestões / soluções sobre o que ela deve fazer. Ajudando-os a lidar com suas emoções, as soluções automaticamente chegarão a elas (que sempre estiveram dentro delas de qualquer maneira).

 

  1. Dê uma mãozinha
    Algumas pessoas queixam-se como uma forma de gritar por ajuda. Eles podem não estar consciente disso, então seus comentários se parecem com queixas ao invés de pedidos. Tente dar uma ajuda, dizendo um simples Você está bem?” Ou “Existe alguma coisa que posso fazer para ajudá-lo?”. Isso pode fazer maravilhas.

 

  1. Atenha-se a temas leves
    A negatividade de algumas pessoas é desencadeada por determinados temas. Tomemos por exemplo: um dos meus amigos afunda em um modo de autovitimização sempre que falamos sobre o seu trabalho. Não importa o que eu diga (ou não diga), ele vai continuar reclamando sempre que falar sobre o trabalho.
    Nosso primeiro instinto com pessoas negativas deve ser o de ajudar a traze-los para um lugar mais positivo (ou seja, os passos # 2 e # 3). Mas se fica evidente que a pessoa está presa em sua negatividade, a infelicidade pode estar muito profundamente enraizada para se resolver em uma única conversa, ou para que você ajude-a a desvendá-lo. Traga um novo tópico para aliviar o clima. Coisas simples como novos filmes, ocorrências diárias, amigos comuns, para tornar a conversa leve.

 

  1. Ignore os comentários negativos
    Uma forma de ajudar a pessoa negativa é ignorar os comentários negativos. Se ela entra em um redemoinho negativo, ignore ou dê uma resposta como “Ok”. Por outro lado, quando ela está sendo positiva, responder com afirmação e entusiasmo. Faça isso muitas vezes e logo ela vai saber que a positividade compensa. Ela vai acabar se tornando mais positiva.

 

  1. Elogie a pessoa pelas coisas positivas
    Pessoas negativas não são apenas negativas com os outros. Eles também são negativas para si mesmos. Se você já se sente negativo em torno deles, imagine como eles devem se sentir o tempo todo. Em quais aspectos a pessoa é boa? O que você gosta na pessoa? Reconheça as coisas positivas e elogie-a por isso. Ela vai se surpreender, de início, e pode rejeitar o elogio, mas por dentro ela vai se sentir positiva. Essa é a primeira semente de positividade que você está plantando nela e que vai florescer a longo prazo.
  2. Saia em 3 ou mais pessoas
    Ter alguém na conversa faz maravilhas para aliviar a carga. Numa comunicação 1-1, toda a negatividade será direcionada para você. Com outra pessoa na conversa, você não tem que suportar o peso total da negatividade. Desta forma, você pode se concentrar mais em fazer os passos # 1 (empatia) e # 2 (Ajudar a pessoa).

 

  1. Seja responsável por sua reação
    Se a pessoa for negativa ou não, em última instância, você é o único que está percebendo que a pessoa é negativo. Quando você reconhece que, na verdade, a negatividade é o produto de sua lente, assume a responsabilidade por suas percepções. Cada aspecto você pode interpretar de forma positiva e de forma negativa. Aprenda a ver a bondade da pessoa mais do que o lado negativo. Pode ser difícil no início, mas uma vez que você cultive a habilidade, torna-se uma segunda natureza.

 

  1. Diga: “Agora me conte algo positivo.”
    Logo depois que terminarem de contar-lhe alguma história trágica, diga: “Agora me conte uma história positiva” ou “Diga-me alguma coisa boa que aconteceu com você hoje.” Algumas pessoas não têm ideia de como eles se tornaram negativos. Elas estão cercadas por isso diariamente e acaba se tornando um modo de vida para eles. Ao ser dado o aviso, eles podem realmente perceber que ser negativo não é o tipo de pessoa que querem ser, e podem começar a trabalhar para se tornarem mais positivos. Ou, podem decidir que não vale a pena contar-lhe suas histórias de horror, porque você vai pedir-lhes para pensar em algo positivo. Algumas pessoas podem reagir dizendo algo como: “Nada de bom me aconteceu hoje.” Pode dizer-lhes: “Eu gosto de apreciar e ser grato por todas as pequenas coisas que acontecem comigo todos os dias. Eu tomei um bom café da manhã, estou usando meus sapatos favoritos, e tenho certeza que há várias coisas como essas acontecendo para você também.”

 

 

  1. Reduza o contato com elas / Evite-as
    Se tudo isso falhar, reduza o contato com elas ou evite-as completamente. Se for um bom amigo, deixe que ele saiba a gravidade do problema e resolva-o assim que possível. Não é saudável passar muito tempo com pessoas que nos drenam. Seu tempo é precioso, por isso, gaste-o com as pessoas que têm efeitos positivos sobre você.

 

Leave A Comment

WhatsApp chat (11) 9999-20959